quinta-feira, 26 de agosto de 2010

MASSAGEM AYURVÉDICA

Técnicas indianas tradicionais para o equilíbrio do corpo e da mente

Ayurveda é uma combinação de duas palavras em sânscrito: ayu (vida) e veda(conhecimento), sendo que a tradução literal seria “conhecimento da vida” ou “vida correta”. Trata-se de um dos sistemas de saúde mais antigos de que se tem notícia, e também um dos mais completos. Esse conhecimento tem origem indiana e baseia-se em escrituras denominadas Vedas, que remontam a 3.000 a.C. e tem como grande objetivo tratar o indivíduo como um todo, em todos os seus aspectos: físico, emocional, mental e espiritual. Acredita-se também que boa parte desses conhecimentos seja ainda anterior aos Vedas, entre os povos que viviam às margens do Rio Indo, no noroeste da Índia, a região onde hoje é o Paquistão. Esses povos eram os drávidas, e tinham uma forma muito peculiar de enxergar a existência, eram bastante adiantados, tanto em aspectos materiais como sobretudo em conhecimentos, pois atribui-se aos drávidas o desenvolvimento de três filosofias diferentes e complementares: o Sámkhya, o Yôga e o Tantra. Com a dominação dos povos árias, que estabeleceram os Vedas, muitos conhecimentos do povo drávida foram incorporados, criando a identidade do Hinduísmo, marca da Índia. Aliás, a história dessa civilização é muito longa e muito interessante. 

Dentro do contexto do Ayurveda, a massagem tem importância total e possui várias ramificações dentro do vasto panorama das correntes espirituais da Índia. O toque das mãos é uma forma de comunicação. Uma forma de transmitir energia, e a massagem em si é um ato de amor, pois o toque transmite uma poderosa mensagem terapêutica. E o sistema ayurvédico de saúde nos proporciona a mais abrangente das estruturas terapêuticas de massagem que existe. Para a sabedoria indiana, o corpo é sagrado, pois moramos nele, e ele é nosso veículo através do qual vivemos, vivenciamos experiências, aprendemos e evoluímos. Todo o corpo é sagrado e visto como tal em sua totalidade, e partindo-se desse pressuposto, cada massagem é um processo individualizado, pois cada pessoa tem uma constituição humana única e responde de forma diversa aos estímulos, exigindo assim um tratamento diferenciado. Cabe ao terapeuta conduzir esse processo com o máximo de respeito ao sagrado que habita a essência de cada um de nós. A massagem ajuda nossos corpos a se renovarem, e promove o relaxamento físico e mental. Ao melhorar a circulação do material nutriente e ajudar o organismo a expelir as toxinas, a massagem exerce uma função importante na limpeza e na manutenção do corpo físico. Ela aciona as reservas internas do corpo, estimulando-o a processar as proteínas, a converter as diversas formas de açúcar em glicose e a gerar diversas enzimas químicas. Um corpo em perfeita harmonia, com uma postura correta faz a pessoa sentir um contínuo bem-estar, ou seja, mantém as energias e a circulação sanguínea fluindo corretamente. A vida da pessoa passa a ser mais harmoniosa e centrada, e sua conexão espiritual equilibrada.

Presente na cultura indiana a partir do nascimento do indivíduo, a massagem é traço da cultura desse povo em todos os momentos da vida, é tão importante quanto o banho ou a alimentação. A popularidade da massagem está crescendo no Ocidente em resposta a um aumento das tensões e exigências deste mundo de angústia e competição em que vivemos. O Ayurveda não se preocupa apenas com a cura, mas principalmente com a prevenção dos desequilíbrios, tendo como preceitos de complemento à massagem a observação da alimentação e a prática de exercícios físicos e atividades mentais. É uma abordagem preventiva identificando estágios brandos do processo de desequilíbrio e buscando através de diversas terapias restaurar nosso equilíbrio funcional pessoal. Aliás, a massagem atua a nível físico e mental: fisicamente ela auxilia todos os sistemas do corpo, e mentalmente, ajuda a relaxar. Extremamente benéfica para problemas de stress, atuando adequadamente sobre todos os músculos, pele e células nervosas. Além de reconstituir esses sistemas, ativa a assimilação de oxigênio e de nutrientes de que o corpo necessita, o que é primordial para recuperá-lo integralmente.

A Massagem Ayurvédica é poderosa no realinhamento e redirecionamento das energias, centralizando-as a partir do coração, tendo por isso grande poder para abrir o chackra cardíaco, principal sublimador das energias negativas. Trabalha profundamente os tecidos do corpo físico auxiliando na correção da postura, reaviva os centros de energia e reativa os chackras beneficiando com isso a saúde e o bem-estar físico, psíquico, mental e espiritual. Abre naturalmente os chackras e nádis, de forma simples e progressiva, ajudando a alcançar estados de consciência espiritual mais profundos. É um dos meios mais eficazes para o equilíbrio de todo o sistema corporal. 

MASSAGEM TRADICIONAL ABHYANGA

* ABHYANGA

Abhyanga significa, em sânscrito: “untar, friccionar com óleo”. É a base de todos os processos de Massagem Ayurvédica, e feita com óleos específicos para cada constituição individual. A vantagem principal do uso de óleos medicamentosos na Massagem Ayuvédica é que suas propriedades curativas são absorvidas no sistema através da pele, em alguns minutos. Ao friccionar, comprimir e pressionar a musculatura, e ao manipular os pontos de pressão, se intensifica a circulação do sangue, da linfa e dos hormônios, o que por sua vez, fortalece os sistemas nervoso e imunológico, retardando o envelhecimento e trazendo inúmeros benefícios em todos os níveis. A ciência já comprova que a massagem melhora a circulação e promove um aumento das células vermelhas do sangue, favorecendo a circulação linfática, as toxinas como excessos de ácido lático nos músculos e células de gordura são removidas.

- Produz a nutrição dos sete principais tecidos do corpo. Cada um desses tecidos, de acordo com a filosofia do Ayurveda é encontrado e nutrido através da estimulação dos pontos marmas. O ponto Marma é definido como o encontro anatômico de músculos, veias, artérias, tendões, ossos e articulações. Para harmonizar estes pontos propriamente, o Ayurveda recomenda massagens com pressões proporcionais para que estes pontos vitais voltem funcionar normalmente. Neste caso podemos concluir que ao receber abhyanga, o ser humano está recebendo acima de tudo “saúde”.
- Ativa a circulação, fortalece e acalma o sistema nervoso central, melhora o sono, equilibra o sistema hormonal.
- Torna músculos, tecidos e articulações mais fortes.
- Torna a pele mais suave, radiante e rejuvenescida.
- Aumenta a capacidade digestiva e elimina as toxinas.
- Equilibra as emoções e abre o coração.

Indicações: Por se tratar de um conhecimento milenar, os benefícios e indicações são vários: minimização de problemas de circulação, musculares, respiratórios, digestivos, intestinais, fadiga (principalmente fadiga crônica), edemas, reumatismo, nevralgia, muito bom resultado em fibromialgias, favorece maior resistência física, o sono e os órgãos sensoriais e motores. Auxilia ao intelecto, melhorando a memória e a capacidade de aprendizagem; aumenta a auto estima e diminui o stress devido ao estado de relaxamento que a pessoa alcança ao realizar a massagem.

Restrições: mulheres grávidas, mulheres em período de regras, pessoas com resfriado ou processos infecciosos, pessoas com câncer. Também não deve ser feita em hora avançada da noite, e nem imediatamente antes ou após as refeições. Também não deve ser feita em casos de febre, doenças contagiosas, infecções de pele ou pessoas que estão em pós-operatório. 

Vale lembrar também que a Massagem é UMA das inúmeras formas de tratamento do Ayurveda. Caso o cliente necessite de algo mais profundo e específico, recomendo e até indico um profissional, com formação em Ayurveda, e que possa dar andamento a processos mais complexos e que exijam um conhecimento superior ao meu. 


SOBRE A SESSÃO:





Uma sessão de Massagem Ayurvédica simples dura uma hora e quinze minutos. Uma sessão mais completa chega a duas horas. A princípio, existe uma conversa detalhada, a fim de promover a identificação do dosha do cliente (seu biótipo), pois esse é o primeiro passo para eu saber como vou trabalhar com a pessoa, que manobras e oleação são as mais indicadas. Além disso, é também durante essa conversa que identificarei as necessidades do cliente, seus objetivos e quais pontos deverão ser trabalhados durante a massagem. Qual a linha terapêutica a ser seguida adequada para cada caso.

Geralmente, procuro trabalhar os principais grupos musculares do corpo, sobretudo a parte posterior, e também é fundamental massagear pés, mãos e costas. De acordo com as necessidades do cliente e de seu quadro poderei enfatizar mais os toques numa região específica, de modo a mover as energias e promover o reequilíbrio saudável do corpo como um todo, em todos os níveis. É fundamental também que o cliente relaxe e se entregue às sensações, prestando atenção inclusive em sua respiração, pois é através da mesma que a troca de energia acontece, e a energia prânica atua. Mais importante ainda é que tanto terapeuta quanto cliente não sejam incomodados por fatores externos, a fim de que o trabalho flua de forma correta e sem interrupções.

A massagem pode ser feita em tatame ou em maca, geralmente o tatame no chão me deixa mais livre para trabalhar técnicas mais variadas, sobretudo se for necessário realizar algum tipo de alongamento ou torção específica. Por conta da oleação, o ideal é que quem vai receber a massagem esteja em trajes de banho. No caso dos homens, a nudez total é permitida. É importante que a pessoa não sinta nenhum tipo de desconforto, seja frio ou calor. Geralmente, uso lençóis para cobrir as partes do corpo que não estão sendo massageadas, para manter a privacidade e o bem-estar do cliente.

Além disso, conforme já citado, enfatizo que um dos grandes objetivos do conhecimento ayurvédico não é exatamente a cura, mas sim a prevenção de doenças e desequilíbrios através da manutenção de um estilo de vida saudável. Pensando nisso, também indico, posteriormente a sessão, os alimentos mais adequados a cada dosha (biótipo), de modo a deixar o tratamento mais funcional e mais completo. Lembrando que: a sugestão de dietas segue o milenar conhecimento indiano, porém, para maiores esclarecimentos em alimentação natural, é fundamental consultar um bom nutricionista. 

INVESTIMENTO:
* MASSAGEM AYURVÉDICA (Abhyanga)
- sessão 1h15min. : R$ 150,00
- sessão 2h. : R$ 200,00

MASSAGEM RELAXANTE

Também conhecida como Massagem Anti-Stress, trata-se de um procedimento simples de Terapia Corporal, destinado a qualquer tipo de pessoa, e que proporciona inúmeros benefícios. No meu caso, como trabalho seguindo os preceitos do Ayurvèda, a Massagem Relaxante que executo é uma mistura de manobras de Massagem Clássica com direcionamento definido de acordo com os biótipos (Doshas). Para aliviar dores, eliminar tensões do cotidiano, melhorar a circulação e trazer clareza mental e bem-estar. 

Nesse tipo de sessão, trabalhamos os grupos musculares principais, com alongamentos simples, dando ênfase à parte posterior do corpo, sobretudo aos ombros, pescoço e coluna vertebral. As manobras são mais simples, com muitos deslizamentos, amassamentos e pressões, apenas com o objetivo de eliminar pontos de tensão e relaxar a musculatura. Não se trabalham alongamentos complexos e nem pontos de pressão, os chamados Marmas. É uma massagem mais rápida, mais simples, com valor promocional, indicada para quem dispõe de pouco tempo ou queira fazer sessões  fixas semanais ou para quem quer conhecer o toque corporal antes de escolher sessões mais completas. 

Duração: 1 hora.
Investimento: R$ 150,00

* VALOR PROMOCIONAL PARA PACOTES: R$ 400,00/mês - UMA SESSÃO SEMANAL.

Lembretes Importantes:
* Por ser uma modalidade mais simples, o valor promocional é válido apenas para os pacotes. Nessa modalidade, não atendo a domicílio. Favor não insistir.
* Caso a pessoa necessite de uma sessão mais completa, ou queira um trabalho mais direcionado e específico para problemas de saúde ou relaxamento profundo, o ideal é que escolha uma sessão de Massagem Ayurvédica Abhyanga ou Tântrica. 

MASSAGENS PARCIAIS

* SHIROABHYANGA
Shiroabhyanga é uma massagem no couro cabeludo, pescoço, ombros e face, feita com óleo aquecido. (Shiro = cabeça). Além dos movimentos deslizantes, também são pressionados pontos específicos que ajudam a promover o relaxamento. Trata-se de uma massagem com origem nas mais antigas tradições da Índia. É por vezes conhecida como Indian Head Massage ou Champi, e praticada da Índia há milênios, derivada dos procedimentos de cuidados com a beleza. A técnica, usada entre as mulheres da família, é passada de geração em geração. Homens também desenvolveram a sua, que, mais tarde, ficou a cargo do barbeiro. Sua prática é essencialmente aplicada num contexto de rotina diária e prevenção, ao passo que no Ocidente é aplicada quase exclusivamente como terapia e alívio para muitos desequilíbrios físicos e psíquicos.

Tendo em conta estas diferenças, tornou-se necessário desenvolver e sistematizar métodos e técnicas que possam ser adaptadas ao estilo de vida e às necessidades da civilização ocidental. Esta massagem foi introduzida no Ocidente apenas nas últimas décadas, e reconhecida pelas suas inúmeras aplicações terapêuticas comprovadas. Atualmente, a Shiroabhyanga é das terapias mais agradáveis e mais procuradas, tendo em conta os seus efeitos com repercussões em todo o organismo, apesar da simplicidade da sua aplicação.

Promove a irrigação sanguínea, levando nutrientes aos folículos capilares. É também uma potente massagem anti-stress, atenuando pressão alta, insônia, depressões em vários graus de intensidade, ataques de pânico, dores de cabeça e enxaquecas motivadas por tensão muscular advinda dostress. É um potente ativador do três chackras superiores, trazendo claridade à mente.

* PADABHYANGA (Reflexologia)
Os pés são uma parte muito importante, já que muitos dos nervos do corpo têm sua terminação nos pés e a sola dos pés possuem pontos reflexos referentes a quase todas as partes do corpo; assim a massagem ajuda a reforçar estes nervos e restaura a saúde de muitas partes do corpo, através da manipulação correta das chamadas “zonas reflexas”.

A massagem do pé é chamada "Padabhyanga", e tem um lugar muito especial dentro da tradição do Ayurveda. É útil no tratamento das doenças, e significativamente proeminente na área da medicina preventiva.

Na Índia, a Padabhyanga é praticada geralmente como um ritual diário, especialmente  antes de dormir à noite. O pé é visto na tradição hindu como sagrado, pois é o ponto de conexão com a terra.

Os benefícios dessa massagem incluem: acalmar a mente, melhora de problemas nos olhos e audição, melhora a qualidade do sono, melhora a circulação periférica, alivia e previne problemas de nervo ciático. Os benefícios da massagem podem ser realçados pela escolha do óleo da massagem, adição de ervas e de óleos essenciais. Massagem muito estimulante dos pés e das regiões baixas das pernas com acupressão de pontos reflexos ayurvédicos (os pontos marmas).
  
* HASTABHYANGA
É a massagem nas mãos. A mão é um dos membros mais importantes do corpo. Ao massagear as mãos, podemos ativar o funcionamento de todos os órgãos e sistemas. A mão representa, na tradição hindu, a conexão com o céu, a união com o divino.

Do mesmo modo que com os pés, essa massagem também trabalha as zonas reflexas e os pontos de pressão, proporcionando inúmeros benefícios, como o relaxamento, a liberação de tensões, a claridade da mente e a melhora da circulação, aliviando e prevenindo dores em geral.

* THANDABHYANGA
É a massagem da coluna vertebral, pois thanda significa "coluna". A coluna vértebra é o fundamento, antes da nossa constituição esquelética. A carga do corpo é suportada da coluna que é formada das vértebras, dispostas uma sobre a outra que formam os canais vertebrais e que contem o miolo espinhal (Brhamma Nadi). Lateralmente as vértebras formam espaços intervertebrais pelos quais passam os nádis espinhais (Ida e Pingala) que, por meio dos miolos espinhais, coligam o celebro com os vários órgãos e tecidos. O miolo espinhal coliga o sistema nervoso central com o sistema periférico. São todos os órgãos e todas as funções do nosso corpo dependem da energia nervosa(Prana).

A massagem estimula os nervos espinhal e ativa o estado funcional fisiológico dos órgãos. Elimina as tensões dos ligamentos e das articulações e as contrações musculares. A massagem nas costas é fundamental, pois é no eixo da coluna que se situam os chackras mais importantes. A espinha é o centro do microcosmo, o local de todas as atividades neuromotoras do corpo. A massagem na coluna é especialmente importante porque a espinha é o assento dos chackras. De acordo com as escrituras sagradas do Tantra e do Yoga, a base da espinha é o assento da energia espiritual adormecida, chamada de Kundalini. Enquanto a Kundalini não pode ser despertada através de qualquer técnica de massagem (mas sim através de técnicas apropriadas), os chackras, que estão relacionados, no plano físico, às glândulas endócrinas, podem ser influenciados pela massagem e pela direção das manobras, que movem fluxos de energia. A massagem nas costas pode induzir mudanças na química do corpo, e liberar todas as tensões do mesmo.

* MÉTODO KUSUM MODAK
É uma técnica que ficou muito conhecida no Brasil. Foi criada e desenvolvida pela mestra indiana Kusum Modak e consiste numa combinação da Massagem Ayurvédica Tradicional com o Yoga. Basicamente, esse método consiste num conjunto de fricções e deslizamentos, que servem para aquecer a musculatura e preparar o corpo para receber os alongamentos e trações cujos movimentos advém das posturas de Yoga. Essas manobras específicas trabalham profundamente as cadeias musculares, a estrutura óssea, coluna, articulações e todos os sistemas do corpo. E isso promove a eliminação de toxinas, a elasticidade do corpo e o bem-estar físico, mental e emocional. Os toques profundos e vigorosos aliados às trações advindas dos asanas fazem dessa massagem uma ferramenta essencialmente terapêutica, trazendo vitalidade e equilíbrio a quem recebe. A sessão dura em média uma hora e meia, é feita no chão, num tatame adequado e usa óleo neutro. Trabalha-se o corpo como um todo, utilizando-se manobras de tração específicas para a necessidade do cliente.

* MASSAGEM KALARI
Também conhecida como Massagem de Kerala, pois foi mais desenvolvida e difundida nessa região indiana por guerreiros e lutadores. É uma técnica que exige cuidado e preparo, tanto do profissional que aplica quanto do cliente. Os movimentos são precisos, trabalham os marmas, e podem ser executados com as mãos ou mais usualmente com os pés. É feita basicamente através de manobras que o terapeuta faz com os pés, usando um apoio, que pode ser uma corda fixada no teto ou mesmo um banco na altura adequada, para trabalhar o peso do corpo com o objetivo de realizar nos músculos de quem recebe a pressão adequada. O terapeuta precisa ter um preparo físico e uma consciência corporal muito boa, para efetuar as manobras de forma correta. É bastante usada para eliminar tensões profundas, pois a pressão exercida pelo pé é mais forte que as manobras usuais feitas com as mãos. Além disso, usamos também alguns alongamentos musculares e deslizamentos transversais, com oleação adequada ao biótipo da pessoa. Trabalha especificamente sobre os nádis, estimulando o fluxo energético do corpo, tonificando os músculos e dissolvendo as contraturas.

* MASSAGEM UDWARTHANA
Trata-se de uma modalidade diferenciada de Massagem Ayurvédica que consiste na realização de uma massagem Abhyanga mais rápida e vigorosa com pós medicados. Não usa-se óleo, e sim um pó específico, geralmente feito de grão-de-bico aliado com pós de ervas medicinais, estimulantes e/ou de efeito adstringente. O uso desse pó tem como finalidade estimular o tecido adiposo e a circulação local, movimentando a energia Kapha estagnada no local manifestado pelos sinais citados. Tanto que é muito indicada para indivíduos tipo Kapha, ou com Kapha aumentado. Não é recomendada para pessoas Pitta. É uma eficaz para eliminação de toxinas, além de remover as células mortas com seu efeito esfoliante.
* Indicações:
Tendência à obesidade e retenção de liquido;
Oleosidade excessiva da pele;
Sudorese excessiva;
Beleza e higiene da pele;
Celulite e edemas;
Gordura localizada;
Para enrijecimento do tecido subcutâneo.

*Contra-indicações:
Feridas na pele;
Constituição muito magra;
Pele seca.
- não é indicada para todos os biótipos. 

Trata-se de uma massagem modeladora, estética, que pode ser aplicada em mulheres e também em homens. Estimula o metabolismo e melhora a circulação sanguínea. Quando realizada em conjunto com atividades físicas ou caminhada, o resultado é observado rapidamente.

Para quem optar por maiores benefícios da Massagem Indiana Udwarthana, indico um Nutricionista profissional, a fim de acompanhar a alimentação do cliente e trabalhar com o mesmo uma reeducação alimentar que vise contribuir para uma vida mais saudável, tornando a massagem algo mais abrangente e completo. 
******************************************************

SESSÕES ESPECÍFICAS DE CADA TÉCNICA. CONSULTE POR TELEFONE PARA MAIORES DETALHES. 


* Padabhyanga/Shiroabhyanga/Hastabhyanga
- Duração: 45 minutos
- Investimento: R$ 100,00

* Técnica Integrativa dos três métodos acima (Reflexologia Completa):
- Duração: 1h
- Investimento: R$ 120,00

* Método Kusum Modak
- Duração: 1h30min.
- Investimento: R$ 140,00

* Massagem Abhyanga com manobras de Kalari (mix)
- Duração: 1h
- Investimento: R$ 120,00

* Udwarthana
- Duração: 1h
- Investimento: R$ 120,00

* Thandabhyanga (em sessões compactas, apenas para costas).
- Duração: 45 minutos
- Investimento: R$ 100,00

MASSAGEM TÂNTRICA

“Quando você recebe prazer, o Universo recebe prazer através de você”.

Massagem Tântrica é um estilo de massagem baseado no Tantra, uma filosofia surgida aproximadamente nos anos 2.500 a.C., na região do Vale do Indo (onde hoje é Índia e Paquistão), na civilização dos drávidas, um povo de cultura pré-Védica. Numa das traduções, a palavra Tantra significa “teia”, ou “tecido”, o que significa que um dos principais ensinamentos dessa filosofia é que tudo está interligado, tudo tem a sua razão de ser e está certo como é. Dessa forma, o Tantra propõe o caminho da aceitação e da manifestação do amor como alavanca para a evolução consciencial do ser. 


Quando fala-se em Tantra, pensa-se apenas em sexo, sexualidade e posições sexuais. Mas o Tantra, na realidade, está além disso. É uma chave para a compreensão da individualidade do ser e um caminho para a manifestação plena da essência humana. Baseado no culto de Shiva e Shakti, que são as representações da energia masculina (a força ativa, que cria) e a energia feminina ( a força passiva, que mantém a criação), está centrado no desenvolvimento e despertar da Kundalini, a "serpente" de energia ígnea, de natureza biológica e manifestação sexual, situada na base da espinha que ascende através dos chackras até se obter a união entre Shiva e Shakti, também conhecida como samadhi, o prazer, o êxtase espiritual. É quando essa energia desperta da raiz da coluna e ascende aos chackras superiores, trazendo inúmeros benefícios ao corpo, ao coração, à mente e ao espírito.  


No Tantra, o corpo não é visto como obstáculo, mas sim como veículo de conhecimento e expansão da consciência. O corpo é entendido como um espaço sagrado, e como um complexo sistema que reflete em um micro-cosmo o macro-cosmo, dotado de consciência, e a massagem é uma das formas de se trabalhar a energia corporal visando um bem-estar e uma expansão dos sentidos, primeiramente através da consciência corporal a partir da pele. Ou seja: Tantra é uma filosofia de vida, voltada principalmente ao auto-conhecimento.

“O verdadeiro Tantra não é uma técnica, mas o amor. Não é uma técnica, mas um estado de prece. Não é orientado pela cabeça, mas um relaxamento no coração. Por favor, lembre-se disso. Muitos livros foram escritos sobre o Tantra, e todos eles falam de técnicas, mas o verdadeiro Tantra nada tem a ver com técnicas. O verdadeiro Tantra não pode ser escrito; ele precisa ser percebido, sentido, sorvido.”
Osho
Esse estilo de massagem traz inúmeros benefícios, tanto a quem recebe quanto a quem faz, pois trata-se de um processo meditativo, contemplativo e de entrega, que move energias através dos chackras e dos nádis (os canais que conduzem a energia pelos chackras) com toques sutis e com objetivos definidos, proporcionando sensações por muitos nunca antes sentidas, e que elevam o nível do prazer para um estado terapêutico, onde caminhamos para um desbloqueio das energias e conteúdos emocionais que nos impedem a experiência do prazer e da alegria de viver. Nela abrimos canais de energia e chackras associados com sensações de relaxamento profundo.  Com isso, é como se a mente destravasse e desbloqueasse certos conteúdos, abrindo o ser para a plenitude, através do hemisfério esquerdo, as sensações, o sutil. E isso é que traz uma espécie de renascimento para a pessoa. 


A Massagem Tântrica trabalha a energia (e também a energia sexual) de forma saudável, despertando a consciência corporal a partir da pele, através da utilização de três chaves: respiração, movimento e som. O objetivo principal é despertar a energia sexual (ou a libido) para harmonizá-la e levá-la ao coração para que com isso, você desperte para novas sensações, amplie seus limites de prazer, desenvolva sua sensibilidade, aprofunde a intimidade em suas relações, aproveite mais o imenso potencial que temos baseados nessa energia e perceba melhor como está sua vitalidade. É uma forma terapêutica de realinhar os chackras e trabalhar a energia Kundaliní, que é a energia de criação divina. 


É indicada para tratar disfunções sexuais (ausência ou excesso de libido, frigidez ou impotência, ejaculação precoce, anorgasmia, traumas sexuais, complexos com relação ao corpo, etc.), baixa auto-estima, falta de vitalidade, apatia, desânimo, depressão e traumas psicológicos que impeçam a livre expressão do prazer e da satisfação. Também é indicada para relaxamento e para liberação de tensões acumuladas, pois, com a manipulação da energia através dos chackras, os mesmos são liberados, o que por si só já traz uma clareza à pessoa e uma qualidade de vida bem melhor. Ajuda a criar mais intimidade e cumplicidade com o próprio corpo, através da descoberta/redescoberta de sensações prazerosas produtivas. E nesse caso, quando fala-se prazer, não me refiro (apenas) a prazer sexual, mas a prazer em viver, em todos os níveis existenciais. 


Traz uma melhora significativa na capacidade de se relacionar consigo mesmo e com as pessoas, pois com uma maior consciência, a pessoa fica mais segura e mais confiante em suas escolhas. Costumo dizer que a Massagem Tântrica está um tom acima, não é melhor e nem pior que outras modalidades, não é mais eficaz e nem menos eficaz que outras técnicas. Apenas está num nível diferente, num outro plano existencial, com objetivos bem definidos de acordo com quem busca esse poderoso conhecimento, cujos resultados são visíveis.

Perguntas Freqüentes: 
* Como é a sessão?
É feita em um ambiente devidamente preparado, com música adequada, climatização e pouca luminosidade. A sessão começa com toques sutis, em busca da percepção de variadas partes do corpo, despertando a pele.  Eu oriento o cliente sobre como agir para permitir uma expansão energética, existe entre nós uma interação por meio de orientações sobre a pressão do toque, a região a ser tocada e sobretudo às posições em que o cliente deve se manter. A Massagem Tântrica traz uma experiência inédita, uma nova realidade de sensações de prazer que irão partir de uma nova perspectiva. Dependendo do seu grau de entrega durante a sessão, seu corpo produzirá novas conexões neurológicas para aceitar estas novas sensações e percepções que antes desse processo não seriam aceitas. É um caminho de crescimento, aceitação e expansão da consciência. Venha sem expectativas e aberto a uma nova experiência. Permita-se!


* Trabalha-se o corpo todo?
Sim, trabalha-se o corpo todo. Pois para o Tantra, todo o corpo é um conjunto harmonioso, onde todas as partes são importantes, interligadas e interdependentes entre si. Não se nega nenhuma parte do corpo em detrimento de outra e nem com preconceitos, todo o ser é visto como sagrado. Como luz. Como ser especial, como ser humano, divino mesmo. Todos os toques são feitos com foco, com objetivos e com muito respeito.  Todo o corpo é tocado, todas as partes são encaradas com normalidade e cada parte recebe a atenção devida com manobras específicas de acordo com seu fluxo energético. A pele reage ao toque, que leva ao cérebro estímulos que fazem o organismo produzir endorfina, ocitocina, serotonina e outras enzimas que dão sensações de bem-estar e prazer. Quando a energia vital é ativada, ela se movimenta através dos canais energéticos, alimentando os centros de energia, equilibrando-os e vitalizando-os. O toque é algo sutil, mas presente, eficiente, diferente e um dos objetivos dessa modalidade é abrir as portas da sensorialidade de forma saudável, conscientizando o ser de suas capacidades. Vale lembrar também que é muito importante que a pessoa tenha consciência de que vem à sessão para receber o toque, sendo fundamental que adote essa postura receptiva, se concentrando em si mesma e nas sensações que o toque tântrico desperta, tentando ao máximo se alhear ao externo e evitando repetir comportamentos-padrão que procurem uma troca de toques ou algo similar.

* Vc atende homens?
Sim, com certeza. Meu trabalho é voltado ao ser humano. Além disso, acredito também que essa linha de massagem é uma ferramenta excelente para o homem moderno. Afinal, o homem, desde cedo, é sempre cobrado a ter uma atitude ativa, de direção, comando e negação das emoções. E isso gera no ser masculino uma espécie de sobrecarga. A massagem atua trazendo clareza mental e emocional, dando ao homem a oportunidade de também receber, de se conectar com sua essência, com sua masculinidade, de forma saudável.  Para o homem, é uma redescoberta do próprio corpo e da capacidade de descobrir o prazer em outros níveis de percepção, canalizando isso para todos os aspectos do ser.

* Rola algo mais além da massagem?
Lógico que rola. Rola amizade, respeito ao ser humano e amor ao próximo. Afinal, isso é a chave para o sucesso de uma sessão de massagem: a energia curativa e amorosa de quem proporciona, aliada ao respeito, à abertura e à consciência de quem recebe. Para realizar a  Massagem Tântrica, é fundamental estimular os sete principais pontos energéticos do corpo, através de toques suaves e ritmados. Em Tantra, trabalhamos a naturalidade, ou seja, tudo o que é natural e faz bem. Apesar de trabalharmos com sexualidade, não se trata de sexo e sim, de energia sexual. Não há sexo numa sessão de Massagem Tântrica, a mesma trata-se de uma técnica séria que envolve energia, mente, espírito, emoção, corpo, aceitação e toque... É uma viagem ao interior e à essência. O Tantra nos ensina a aceitar os fatos, expandindo nossa consciência. Logo, reduzir uma sessão de massagem a um cunho sexual é mediocridade, pois a proposta é outra e os efeitos e benefícios também são distintos e estão além. Meu objetivo é melhorar a qualidade de vida do cliente, de forma responsável, ética e profissional. Deixo claro também que o processo da massagem tem fins terapêuticos, e não fins sexuais. Qualquer atitude inconveniente ou desrespeitosa por parte do cliente em relação a mim resulta na suspensão da sessão. 

* O que NÃO É Massagem Tântrica?
Não é essa sexualização excessiva que se vê, sobretudo através do comércio de serviços sexuais, por parte de pseudo-profissionais que visam eufemizar certas práticas de prostituição colocando nelas uma roupagem distorcida do Tantra. Não é uma panacéia que resolve todos os problemas como uma fórmula mágica ou elixir da longa vida. Não é apenas uma forma de ter mil orgasmos intensos e milagrosos por sessão. Não é uma oleação nas costas com um “relaxamento manual” no final. Não é um tipo de massagem para pessoas que dizem não ter interesses sexuais, mas que fazem questão de saber se o terapeuta também fica pelado durante a sessão. Não é uma prática onde o corpo do terapeuta está disponível para satisfação de prazeres sexuais do cliente ao final da sessão. Não é um tipo de massagem onde dizem “não ter conotações sexuais”, mas que só falam de sexo quando você pergunta e procura um atendimento, onde oferecem sexo mediante um dinheiro-extra. Não é uma massagem que pode ser aplicada por qualquer pessoa que não tenha o mínimo de consciência, conhecimento, estudo e vivência... afinal, é um processo meditativo, que visa auto-conhecimento e evolução. Tocar no corpo do outro é um ato de amor que exige respeito.


Duração e Valores = A sessão é feita num tatame, em sala devidamente preparada: climatizada, discreta, confortável e com som ambiente para proporcionar um acolhimento único e um mergulho interior. 


- 1h = R$ 200,00
- 1h30min. = R$ 260,00
* Consulte a opção de pacotes. Quando aplicada em sessões constantes ou contínuas, os benefícios são ainda mais visíveis.
* Fique atento a "profissionais" que dizem trabalhar com Tantra misturando técnicas de forma dissociativa, sem embasamento teórico. Desconfie de "massagistas" que copiam conteúdos de variados sites, pois é bem possível que na sessão ocorra o mesmo: especulação e cópia. Seja consciente: seu corpo é sagrado. Pense antes de entregá-lo em mãos alheias.
* Respeite a si mesmo, e avalie bem seus objetivos antes de procurar uma sessão de Tântrica. Estou aberto a quaisquer esclarecimentos, seja por telefone ou e-mail.
"Esta é a mensagem do Tantra: Não viva uma vida reprimida; do contrário, você simplesmente não viverá. Viva uma vida de expressão, de criatividade, de alegria. Viva do modo como Deus gostaria que você vivesse; viva do modo natural.” Osho

MASSAGEM A QUATRO MÃOS - Massage Four Hands

A massagem Abhyanga a quatro mãos é uma sessão de massagem relaxante, feita por dois terapeutas simultaneamente e de forma harmônica, mesclando sincronicamente manobras variadas de modo a proporcionar um relaxamento completo e profundo. Enquanto um terapeuta trabalha o lado direito do corpo, outro trabalha o lado esquerdo, fazendo com que o cliente se entregue às sensações prazerosas de bem-estar e a um profundo estado de calma e equilíbrio. Trabalhamos com variadas técnicas de forma integrativa, mesclando-as de acordo a necessidade de cada cliente.

Os atendimentos são individuais e completamente personalizados. Nossa idéia é criar para o cliente um momento mágico, onde ele possa se entregar ao toque de forma total e completa. Quando a massagem é feita por quatro mãos percorrendo de forma sutil todo o corpo, o cliente descobre uma gama maior de sensações, e seus pensamentos se desligam da realidade grosseira, se expandindo. Temos uma sincronia perfeita de movimentos, que garante o bem-estar e o equilíbrio energético do massageado.

Essa técnica de massagem já é praticada desde a Antiguidade, estando presente em várias culturas, e sobretudo no Ayurveda, pois trabalham-se também as polaridades energéticas do corpo, trazendo inúmeros benefícios. Recentemente está sendo redescoberta na cultura ocidental, e aqui no Brasil ainda é uma novidade. Poucos profissionais e poucos espaços (terapêuticos e mesmo de estética) dispõem desse serviço ou trabalham essa modalidade de forma correta e visando um equilíbrio energético real.

Nossa sessão dura em média uma hora, onde todo o corpo do cliente é massageado. Música relaxante ao fundo, exercícios de respiração, aromas perfumando o ambiente e a interação total de energias.

* Investimento: R$ 300,00/sessão.

* Atendimento em local próprio, na região do Centro de SP. Atendemos também a domicílio.

* Duração: 1 hora, apenas com agendamento prévio com pelo menos seis horas de antecedência.

* Informações maiores por telefone ou e-mail, com César ou Thiago.
= César - tel. (011) 6670.38.42
= Thiago - tel. (011) 8055.80.77 - email: massagemsampa@gmail.com

MALE MASSAGE - MASSAGEM MASCULINA


Massagem Masculina Terapêutica

O que é?
É uma linha de Massagem Bio-Integrativa, voltada exclusivamente ao homem moderno, destinada a trabalhar questões específicas do universo masculino, podendo ser aplicada em homens de todas as idades,   perfis, tipos físicos, profissões, estados civis e orientações sexuais.

Quais são as técnicas de massagem utilizadas?
As técnicas são definidas de acordo com a necessidade do cliente e de acordo com o quadro que ele apresenta, o que torna o processo individualizado e eficaz. Costumo fazer um mix de técnicas: Ayurvédica em várias linhas, Tântrica Lingham, Meditação, Bio-Contato e Bioenergética. Além da massagem, também  utilizo Coach, em diversos setores, a fim de auxiliar a compreensão dos conteúdos trabalhados com o toque na massagem. Seria uma massagem mais global, capaz de proporcionar um relaxamento em níveis mais profundos. 

Porquê massagem para o homem?
Desde que nasce, o homem é educado para ser prático, responsável e objetivo, e para não demonstrar suas emoções. É ensinado a ser competitivo e impessoal, deixando suas vontades em segundo plano em função dos papéis que a sociedade, a família e os relacionamentos esperam dele. A vida profissional, os estudos, a dificuldade em interagir nos relacionamentos ou com a sexualidade, a luta pela sobrevivência constante e as tarefas de provedor a que o homem é obrigado e está sujeito diariamente causam muita tensão, e causam também uma série de fatores que, a longo prazo são nocivos à saúde física e mental. Ou seja: o tempo todo o homem é cobrado no sentido de "fazer", de "proporcionar", e não no de "receber". O toque da massagem é uma forma de suprir isso, fazendo com que o homem deixe de se ver apenas como "o macho", mas também como "o ser humano", com individualidade e essência. A idéia não é trabalharmos masculinidades, mas sim o masculino, de forma consciente e integrativa. Meu objetivo é resgatar um pouco do momento relaxante que a massagem provoca, porém de forma integrativa, consciente e principalmente sensorial. Um momento em que o homem se desliga do seu papel e de seus compromissos, para relaxar e ficar em paz consigo mesmo, organizando suas emoções e pensamentos, aliando isso à sensação de bem-estar físico. Essa é a proposta, que é melhorar a energia e o corpo do ser, ajudando-o num plano geral. Muitas vezes, o homem sente necessidade de um toque masculino, um conselho de homem ou mesmo uma presença em que se sinta igual, e por isso, procura a massagem com outro homem. E isso independe de sexualidade, genitalidade ou orientação sexual-afetiva.

Quais as indicações?
Como já disse, é indicada para homens que queiram se conhecer mais, relaxar, aprender mais sobre si mesmos e sobre seu masculino de forma construtiva e saudável. Auxilia no tratamento de problemas sexuais (disfunção erétil, ejaculação precoce, ausência ou excesso de libido, etc.), problemas com o próprio corpo ou que envolvam auto-aceitação e baixa auto-estima. Problemas afetivos ou dificuldades de relacionamento, ou homens que estão estressados e mentalmente cansados em função de sobrecargas de trabalho e problemas profissionais, precisando ter mais clareza na mente e relaxar o corpo.

Além da massagem, trabalha-se mais algum procedimento terapêutico?
Sim, pois eu sigo uma linha integrativa e que respeita a individualidade e a constituição de cada homem. Nessa abordagem, o toque corporal é apenas uma das ferramentas. Dependendo da queixa ou da necessidade do cliente, trabalharemos conteúdos específicos com abordagens adequadas, como: indicação de florais, cromoterapia, prática de exercícios corporais e/ou respiratórios, biodança, meditação, cristais, reeducação de padrões mentais, alinhamento energético, entre outros. É importante lembrar que não se trata de apenas uma massagem para homens, mas sim de uma Terapia Masculina completa e abrangente em variados níveis do ser.

Duração: 1h 45min.
Investimento: R$ 250,00

* atendimento apenas com agendamento prévio.
* estou à disposição para o esclarecimento de quaisquer dúvidas, por celular ou e-mail. 

MASSAGEM MARMA


TERAPIA MARMA

Trata-se de um processo de massoterapia voltado aos pontos de pressão usados no sistema Ayurvédico. Os marmas são os 107 pontos específicos localizados no corpo que se conectam a pontos de energia vital, interligando o corpo denso ao corpo sutil. Estão localizados nos pontos de união dos tendões, artérias, nervos e articulações. No passado, esses pontos eram usados para fins marciais, para dominar ou mesmo eliminar o adversário. E também extremamente importantes em todos os processos de recuperação da saúde. Ao serem estimulados os pontos Marma, durante uma massagem específica, ocorre uma ação terapêutica sobre os órgãos correspondentes a cada ponto, liberando o acúmulo ou a estagnação de energia vital, bem como de toxinas presentes. Do mesmo modo, a energia de alguns órgãos pode ser vitalizada através da ativação desses pontos, que também acabam servindo como meio de diagnóstico de desequilíbrios de órgãos internos. Porém, vale lembrar que a Massagem Marma não está restrita apenas aos pontos, pois também são trabalhados os centros de energia (chackras) e os canais de fluxo energético (nádis) onde a manutenção da energia vital seja necessária.

Indicada para pessoas que queiram tratar, aliviar ou prevenir problemas de saúde agudos ou crônicos, tais como: enxaqueca, dores ciáticas, pressão alta, impotência sexual, problemas renais, má-digestão, cálculos, ansiedade, problemas respiratórios, entre outros. Por ser uma técnica na qual usamos pouca oleação, é também indicada para pessoas que não se adaptam bem ao uso de óleos. 

A sessão se inicia com uma conversa, na qual eu busco conhecer as queixas e expectativas do cliente, para a partir daí definir quais são os procedimentos adequados.

Duração: 1 hora
Investimento: R$ 120,00

CURSOS




CURSO LIVRE DE
Massagem Ayurvédica (Massagem Clássica Indiana)
Facilitador: César Correia

Curso INDIVIDUAL, recomendado para quem quer aprender a massagem mais detalhadamente ou para quem tem alguma dificuldade com os cursos em grupo e requer maior privacidade.

Metodologia: O curso tem parte teórica e parte prática. A parte teórica é expositiva, porém dinâmica, sendo que o aluno é incentivado a participar com perguntas e colocações, estando de posse do material de apoio. É fundamental que todas as dúvidas sobre a teoria sejam esclarecidas na hora, a fim de facilitar a parte prática, que vem logo em seguida, intercalando parte dos conceitos transmitidos com novas informações, para garantir maior fixação do conteúdo. Na parte prática, contamos com a presença de um modelo. Eu demonstro as manobras no modelo, e o aluno aplica as mesmas em conjunto comigo. Depois disso, o aluno também recebe a massagem, a fim de perceber melhor os tipos de manobra e as qualidades dos toques de forma mais eficaz.

Conteúdo do Curso:
-        História e princípios do Ayurvèda;
-        Prakruti: a natureza individual X Vrakruti: o estado atual;
-    Os mahabuthas (elementos), os doshas (biótipos) e os gunas (estados);
-        Identificação dos biótipos humanos e a adequação da massagem a cada um deles;
-        A importância do Prana e da Meditação na Massagem;
-        Chackras, Nádis e Marmas;
-        Métodos de Diagnóstico: língua, pulso e questionário;
-        Os tipos de toque;
-        Os óleos curativos;
-        Preparação para a Massagem;
-        Manobras de Massagem e Alongamentos;
-        Sequência da Massagem Abhyanga completa;
-        Noções de Shirodhara, Udwarthana e Garshana;
-  Massagem Indiana de Cabeça (Champi) e Padabhyanga (Reflexologia);
-        Ética profissional;
-   A massagem como suporte da saúde e a importância da boa qualidade de vida para a manutenção da longevidade e do bem-estar.

Público-alvo: Pessoas com mais de 18 anos, que tenham ou não conhecimentos prévios na área de massagem. Mas que tenham boa-vontade e interesse real em aprender e ajudar o pŕoximo. Profissionais de Terapias Corporais, Fisioterapeutas, Terapeutas Holísticos, Bailarinos, Professores de Educação Física, Reikianos, Praticantes de Yoga ou Artes Marciais, bem como todos aqueles que se interessam pelos trabalhos de bem-estar e auto-conhecimento, e que queiram utilizar as técnicas de massagem indiana para fins pessoais ou profissionais.

Duração: aproximadamente 6 horas, com intervalos.

Investimento: R$ 620,00

Incluso: apostila completa impressa + cd de músicas relaxantes + kit com 3 óleos e 3 essências.

Trazer: Para a parte teórica:material para anotações. Para a parte prática: duas toalhas, roupa de banho e um lençol branco.

·         Agendar antecipadamente;
·         Preferência para sábados e domingos;
·         O almoço e o lanche estão inclusos, também;
·         Direito a acompanhamento pós-curso e plantão de dúvidas;
·         Consulte sobre cursos em grupo e para duplas.
·         Consulte sobre cursos fora de São Paulo.