quinta-feira, 26 de agosto de 2010
MASSAGEM AYURVÉDICA
Técnicas indianas tradicionais para o equilíbrio do corpo e da mente
Ayurveda é uma combinação de duas palavras em sânscrito: ayu (vida) e veda(conhecimento), sendo que a tradução literal seria “conhecimento da vida” ou “vida correta”. Trata-se de um dos sistemas de saúde mais antigos de que se tem notícia, e também um dos mais completos. Esse conhecimento tem origem indiana e baseia-se em escrituras denominadas Vedas, que remontam a 3.000 a .C. e tem como grande objetivo tratar o indivíduo como um todo, em todos os seus aspectos: físico, emocional, mental e espiritual. Acredita-se também que boa parte desses conhecimentos seja ainda anterior aos Vedas, entre os povos que viviam às margens do Rio Indo, no noroeste da Índia, a região onde hoje é o Paquistão. Esses povos eram os drávidas, e tinham uma forma muito peculiar de enxergar a existência, eram bastante adiantados, tanto em aspectos materiais como sobretudo em conhecimentos, pois atribui-se aos drávidas o desenvolvimento de três filosofias diferentes e complementares: o Sámkhya, o Yôga e o Tantra. Com a dominação dos povos árias, que estabeleceram os Vedas, muitos conhecimentos do povo drávida foram incorporados, criando a identidade do Hinduísmo, marca da Índia. Aliás, a história dessa civilização é muito longa e muito interessante.
Dentro do contexto do Ayurveda, a massagem tem importância total e possui várias ramificações dentro do vasto panorama das correntes espirituais da Índia. O toque das mãos é uma forma de comunicação. Uma forma de transmitir energia, e a massagem em si é um ato de amor, pois o toque transmite uma poderosa mensagem terapêutica. E o sistema ayurvédico de saúde nos proporciona a mais abrangente das estruturas terapêuticas de massagem que existe. Para a sabedoria indiana, o corpo é sagrado, pois moramos nele, e ele é nosso veículo através do qual vivemos, vivenciamos experiências, aprendemos e evoluímos. Todo o corpo é sagrado e visto como tal em sua totalidade, e partindo-se desse pressuposto, cada massagem é um processo individualizado, pois cada pessoa tem uma constituição humana única e responde de forma diversa aos estímulos, exigindo assim um tratamento diferenciado. Cabe ao terapeuta conduzir esse processo com o máximo de respeito ao sagrado que habita a essência de cada um de nós. A massagem ajuda nossos corpos a se renovarem, e promove o relaxamento físico e mental. Ao melhorar a circulação do material nutriente e ajudar o organismo a expelir as toxinas, a massagem exerce uma função importante na limpeza e na manutenção do corpo físico. Ela aciona as reservas internas do corpo, estimulando-o a processar as proteínas, a converter as diversas formas de açúcar em glicose e a gerar diversas enzimas químicas. Um corpo em perfeita harmonia, com uma postura correta faz a pessoa sentir um contínuo bem-estar, ou seja, mantém as energias e a circulação sanguínea fluindo corretamente. A vida da pessoa passa a ser mais harmoniosa e centrada, e sua conexão espiritual equilibrada.
Presente na cultura indiana a partir do nascimento do indivíduo, a massagem é traço da cultura desse povo em todos os momentos da vida, é tão importante quanto o banho ou a alimentação. A popularidade da massagem está crescendo no Ocidente em resposta a um aumento das tensões e exigências deste mundo de angústia e competição em que vivemos. O Ayurveda não se preocupa apenas com a cura, mas principalmente com a prevenção dos desequilíbrios, tendo como preceitos de complemento à massagem a observação da alimentação e a prática de exercícios físicos e atividades mentais. É uma abordagem preventiva identificando estágios brandos do processo de desequilíbrio e buscando através de diversas terapias restaurar nosso equilíbrio funcional pessoal. Aliás, a massagem atua a nível físico e mental: fisicamente ela auxilia todos os sistemas do corpo, e mentalmente, ajuda a relaxar. Extremamente benéfica para problemas de stress, atuando adequadamente sobre todos os músculos, pele e células nervosas. Além de reconstituir esses sistemas, ativa a assimilação de oxigênio e de nutrientes de que o corpo necessita, o que é primordial para recuperá-lo integralmente.
A Massagem Ayurvédica é poderosa no realinhamento e redirecionamento das energias, centralizando-as a partir do coração, tendo por isso grande poder para abrir o chackra cardíaco, principal sublimador das energias negativas. Trabalha profundamente os tecidos do corpo físico auxiliando na correção da postura, reaviva os centros de energia e reativa os chackras beneficiando com isso a saúde e o bem-estar físico, psíquico, mental e espiritual. Abre naturalmente os chackras e nádis, de forma simples e progressiva, ajudando a alcançar estados de consciência espiritual mais profundos. É um dos meios mais eficazes para o equilíbrio de todo o sistema corporal.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário