quinta-feira, 26 de agosto de 2010

MASSAGEM TRADICIONAL ABHYANGA

* ABHYANGA

Abhyanga significa, em sânscrito: “untar, friccionar com óleo”. É a base de todos os processos de Massagem Ayurvédica, e feita com óleos específicos para cada constituição individual. A vantagem principal do uso de óleos medicamentosos na Massagem Ayuvédica é que suas propriedades curativas são absorvidas no sistema através da pele, em alguns minutos. Ao friccionar, comprimir e pressionar a musculatura, e ao manipular os pontos de pressão, se intensifica a circulação do sangue, da linfa e dos hormônios, o que por sua vez, fortalece os sistemas nervoso e imunológico, retardando o envelhecimento e trazendo inúmeros benefícios em todos os níveis. A ciência já comprova que a massagem melhora a circulação e promove um aumento das células vermelhas do sangue, favorecendo a circulação linfática, as toxinas como excessos de ácido lático nos músculos e células de gordura são removidas.

- Produz a nutrição dos sete principais tecidos do corpo. Cada um desses tecidos, de acordo com a filosofia do Ayurveda é encontrado e nutrido através da estimulação dos pontos marmas. O ponto Marma é definido como o encontro anatômico de músculos, veias, artérias, tendões, ossos e articulações. Para harmonizar estes pontos propriamente, o Ayurveda recomenda massagens com pressões proporcionais para que estes pontos vitais voltem funcionar normalmente. Neste caso podemos concluir que ao receber abhyanga, o ser humano está recebendo acima de tudo “saúde”.
- Ativa a circulação, fortalece e acalma o sistema nervoso central, melhora o sono, equilibra o sistema hormonal.
- Torna músculos, tecidos e articulações mais fortes.
- Torna a pele mais suave, radiante e rejuvenescida.
- Aumenta a capacidade digestiva e elimina as toxinas.
- Equilibra as emoções e abre o coração.

Indicações: Por se tratar de um conhecimento milenar, os benefícios e indicações são vários: minimização de problemas de circulação, musculares, respiratórios, digestivos, intestinais, fadiga (principalmente fadiga crônica), edemas, reumatismo, nevralgia, muito bom resultado em fibromialgias, favorece maior resistência física, o sono e os órgãos sensoriais e motores. Auxilia ao intelecto, melhorando a memória e a capacidade de aprendizagem; aumenta a auto estima e diminui o stress devido ao estado de relaxamento que a pessoa alcança ao realizar a massagem.

Restrições: mulheres grávidas, mulheres em período de regras, pessoas com resfriado ou processos infecciosos, pessoas com câncer. Também não deve ser feita em hora avançada da noite, e nem imediatamente antes ou após as refeições. Também não deve ser feita em casos de febre, doenças contagiosas, infecções de pele ou pessoas que estão em pós-operatório. 

Vale lembrar também que a Massagem é UMA das inúmeras formas de tratamento do Ayurveda. Caso o cliente necessite de algo mais profundo e específico, recomendo e até indico um profissional, com formação em Ayurveda, e que possa dar andamento a processos mais complexos e que exijam um conhecimento superior ao meu. 


SOBRE A SESSÃO:





Uma sessão de Massagem Ayurvédica simples dura uma hora e quinze minutos. Uma sessão mais completa chega a duas horas. A princípio, existe uma conversa detalhada, a fim de promover a identificação do dosha do cliente (seu biótipo), pois esse é o primeiro passo para eu saber como vou trabalhar com a pessoa, que manobras e oleação são as mais indicadas. Além disso, é também durante essa conversa que identificarei as necessidades do cliente, seus objetivos e quais pontos deverão ser trabalhados durante a massagem. Qual a linha terapêutica a ser seguida adequada para cada caso.

Geralmente, procuro trabalhar os principais grupos musculares do corpo, sobretudo a parte posterior, e também é fundamental massagear pés, mãos e costas. De acordo com as necessidades do cliente e de seu quadro poderei enfatizar mais os toques numa região específica, de modo a mover as energias e promover o reequilíbrio saudável do corpo como um todo, em todos os níveis. É fundamental também que o cliente relaxe e se entregue às sensações, prestando atenção inclusive em sua respiração, pois é através da mesma que a troca de energia acontece, e a energia prânica atua. Mais importante ainda é que tanto terapeuta quanto cliente não sejam incomodados por fatores externos, a fim de que o trabalho flua de forma correta e sem interrupções.

A massagem pode ser feita em tatame ou em maca, geralmente o tatame no chão me deixa mais livre para trabalhar técnicas mais variadas, sobretudo se for necessário realizar algum tipo de alongamento ou torção específica. Por conta da oleação, o ideal é que quem vai receber a massagem esteja em trajes de banho. No caso dos homens, a nudez total é permitida. É importante que a pessoa não sinta nenhum tipo de desconforto, seja frio ou calor. Geralmente, uso lençóis para cobrir as partes do corpo que não estão sendo massageadas, para manter a privacidade e o bem-estar do cliente.

Além disso, conforme já citado, enfatizo que um dos grandes objetivos do conhecimento ayurvédico não é exatamente a cura, mas sim a prevenção de doenças e desequilíbrios através da manutenção de um estilo de vida saudável. Pensando nisso, também indico, posteriormente a sessão, os alimentos mais adequados a cada dosha (biótipo), de modo a deixar o tratamento mais funcional e mais completo. Lembrando que: a sugestão de dietas segue o milenar conhecimento indiano, porém, para maiores esclarecimentos em alimentação natural, é fundamental consultar um bom nutricionista. 

INVESTIMENTO:
* MASSAGEM AYURVÉDICA (Abhyanga)
- sessão 1h15min. : R$ 150,00
- sessão 2h. : R$ 200,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário